Dilma: projeto para desenvolver País precisa valorizar professore


Laryssa Borges
Direto de Brasília
Durante cerimônia de entrega da Ordem Nacional do Mérito a professoras brasileiras, Dilma Rousseff destacou a importância da educação
Foto: Reuters

A presidente Dilma Rousseff defendeu nesta segunda-feira, ao homenagear 11 educadoras com a Ordem Nacional do Mérito, que o projeto de desenvolvimento do País passe necessariamente pela valorização dos professores. Dilma, que durante a corrida presidencial criticou frequentemente governos do PSDB por supostamente 'perseguir' docentes, disse hoje que os professores são "personagem fundamental do projeto de desenvolvimento" nacional.
"Valorizar essa profissão é algo fundamental para qualquer projeto de desenvolvimento do nosso país, como país igualitário e que faz integração social", comentou. "O desenvolvimento é uma construção própria de cada povo, não se copia, não se terceiriza, não se delega. A educação pública de qualidade é um alicerce insubstituível", disse.
Ao render uma homenagem específica às mulheres, disse agradecer profissionais de ensino que "dedicam sua vida e seu esforço, de uma forma generosa" para educar 'os filhos do Brasil'. "Para construir uma sociedade justa e formada por pessoas com valor e ética, é importante a educação. Só construiremos educação de qualidade se juntos, governo e o conjunto da sociedade, passarmos a valorizar a educação", salientou a presidente.
Bolsas para mestrado
A partir desta terça-feira, informou o ministro da Educação, Fernando Haddad, a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) passará a conceder bolsas de estudo para mestrado para professores que trabalhem na educação básica. Após o benefício, no entanto, o docente deve se comprometer a permanecer lecionando no sistema público de ensino por pelo menos cinco anos.
(Fonte: Terra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário