APEOESP assegura avanço sobre a promoção na carreira


Em mais uma reunião da Comissão Paritária ocorrida nesta terça­-feira, 27, na Secretaria da Educação, na qual acontecem os deba­tes para normatização dos níveis e faixas da carreira, a APEOESP conseguiu assegurar um importante avanço em relação à promoção na carreira.
Inicialmente, sobre este item, existiam duas propostas: a primeira determinava a realização da prova de mérito e também a constituição de um memorial com todos os projetos desenvolvidos pelos professo­res para assegurar a promoção; a segunda, apresentada pela APEOESP com concordância das demais entidades do Magistério, possibilitava ao professor optar pela prova ou pelo memorial.
Uma terceira via foi apresentada pelo Secretário da Educação: manter as duas opções, alternadamente, ou seja, em um interstício o professor realizaria a prova e no outro comporia o memorial, desta forma, permaneceria a obrigatoriedade do professor realizar sempre as duas possibilidades de promoção.
Mais uma vez, a APEOESP reafirmou contrariedade e um amplo debate foi desenvolvido durante a reunião. Após votação, por 8 votos a 3, a proposta do Sindicato foi aprovada: os professores poderão optar pelo memorial ou pela prova de mérito para promoção na carreira.
Esta foi mais uma das fases de discussão sobre a carreira do Ma­gistério. Cabe ressaltar que a constituição desta Comissão Paritária foi uma conquista dos professores e que a APEOESP tem se posicio­nado intransigentemente na defesa de uma carreira que atenda aos interesses da categoria. Haverá a necessidade, após os debates, de regulamentação dos itens acertados.
Ficou também definido que ao final da fase de regulamentação da LC 1143/11, que criou três novos níveis e três novas faixas na carreira, será rediscutido o Estatuto do Magistério, que deverá originar uma nova carreira do magistér

Nenhum comentário:

Postar um comentário